Falando a respeito dos cuidados da traqueostomia, os pacientes precisam dar uma atenção maior para a proteção da via respiratória.
Umidifique a região
Ao respirar pela boca e nariz, o ar passa por toda essa região e é aquecido, umidificado e purificado pelas estruturas presentes nas vias aéreas altas. Porém, a traqueostomia impossibilita que essas ferramentas atuem naturalmente.
Por conta disso, é importante lembrar que o paciente que usa traqueostomia precisa umidificar a região por meio de inalações e nebulizações durante o dia, principalmente em dias mais secos.
Evite a entrada de sujeira
Ao sair de casa, é importante colocar um pano, lenço ou um filtro específico para proteger a região e evitar que poeira, mosquito ou sujeira entrem pela cânula, interferindo na respiração.
Higienize a traqueostomia
Mesmo tendo todos esses cuidados, é preciso realizar a higiene da traqueostomia com água e sabão, após secar bem a cânula, pode introduzir novamente no paciente. As cânulas internas ou intermediárias precisam ser retiradas pelo menos três ou quatro vezes ao dia, o que depende da secreção.
Proteja a pele
Os cuidados com a pele também são importantes para evitar que a pele fique machucada, sangre e acabe incomodando o paciente. Para isso, vale recorrer a uma casa de material médico e comprar pequenos protetores que podem ser colocados ao redor da traqueostomia para evitar o contato direto da cânula de metal ou de plástico com a pele.